
um espaço de criação e memória
A Casa Marina Caram tem a missão de preservar e dar acesso à obra da artista Marina Caram e ao seu acervo, promovendo a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento sobre sua relevante produção artística para a história do Brasil.
Temos imensas tarefas na conservação, organização e difusão de seus acervos. Cuidamos de mais de 500 obras, dos mais importantes momentos da produção de Marina Caram e de seus amigos mais íntimos entre os anos de 1950 e 2008 – e aqui despontam esplêndidas obras de Aldemir Martins, Di Cavalcanti e Perez Sóla – a relevantes coleções que abarcam quase todo o período modernista brasileiro. Nessas últimas, convém registrar também correspondências de Marina Caram com nomes como os de Pietro Maria Bardi, Clarice Lispector e Oswald de Andrade. Acervo que merece a atenção de pesquisadores e enriquece com informações valiosas o conhecimento sobre a atividade artística, literária e da construção social de um período importante para o expressionismo nacional.
Em 2021, foi doada à Casa Marina Caram a coleção pessoal da artista pelo seu filho Luiz Caram e sua nora Ivanete Agrapio Caram; sendo prioridade da Casa Marina Caram incorporar e preservar a obra e memória da artista em seus acervos. Este formidável conjunto de coleções e obras completas da artista credencia a Casa Marina Caram como a mais importante instituição-acervo da artista no país.
Acervo
O acervo da Casa Marina Caram é composto por publicações de e sobre a artista Marina Caram, suas obras, fotografias, rascunhos e cartas, livros e vídeos. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela nossa curadoria.
Educativo
A Casa Marina Caram estende seu envolvimento para além do acervo e desenvolve iniciativas complementares dedicadas a apoiar os processos educacionais de crianças e adolescentes por meio da arte.
Parcerias
A Casa Marina Caram desenvolve uma série de projetos educacionais e de divulgação de arte. E sua Instituição pode se tornar uma parceira da CMC através de nossos programas de partners e apoio financeiro.
“A Casa Marina Caram é mais que um espaço de arte, é inaugurar na própria casa onde a Marina morou e produziu quase todos os seus trabalhos, um reduto para sua memória. Aqui conseguimos sentir e respirar a vida e obra da Marina”
Sebah Franco
Diretor da Casa Marina Caram
